O Mapa de Empresas, publicação do Ministério da Economia para mostrar a redução da burocracia no Brasil, trouxe no ranking desta quarta-feira cinco municípios de SC entre os 10 mais rápidos do país para abrir empresas. Xaxim é o líder nacional, com prazo de apenas três horas para conseguir um CNPJ. Em terceiro lugar está Mafra, com 4h01min; em quarto vem Criciúma com 4h11min; em quinto Brusque, com 4h33min; e em oitavo está Navegantes, com 5h36min.

Mas a performance rápida de parte das cidades catarinenses para abrir empresas não coloca o Estado de Santa Catarina entre os melhores porque enquanto algumas prefeituras avançam na digitalização, outras seguem com sistemas analógicos, o que puxa a média para baixo. Nesse mesmo ranking, SC ficou em 23º lugar no Brasil, com demora de 1 dia e mais 21h ou seja quase dois dias. O estado mais demorado foi a Bahia, com tempo de 3 dias e 17 horas, seguido por São Paulo, 2 dias e cinco horas, Piauí, com 2 dias e 4 horas e Rio de Janeiro, onde se demora 2 dias para abrir uma empresa.

O prefeito do município líder nacional, Chico Folle (MDB), disse que a conquista resulta do programa Avança Xaxim, que envolve ações para o desenvolvimento econômico. O processo desburocratização ganhou força com o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC.

A instalação, no centro da cidade, do espaço chamado Sala do Empreendedor, onde o investidor pode resolver todas as burocracias em um só lugar, está mudando a realidade dos municípios. Por isso, está sendo possível conseguir esses avanços para abrir negócios, observa o gerente regional do Sebrae no Oeste catarinense, Udo Martin Trennepohl.

Segundo ele, Xaxim é um município que tem com o Sebrae o programa Cidade Empreendedora. Esse programa trabalha com a implantação da Sala do Empreendedor, um local para atender microempresas e microempreendedores individuais, esses que são 70% das empresas no Brasil.

– Em todas as prefeituras onde temos o Cidade Empreendedora temos implementado isso, mas Xaxim diferenciou-se em praticamente um ano nesse aspecto, adotando todas essas políticas de uma forma mais ágil. Agora, inaugurou a sala do empreendedor, o centro de atendimento ao empresário, na praça do município – afirma Trennepohl.

Segundo ele, foi uma surpresa Xaxim liderar o ranking nacional. Para o Sebrae, é importante ter essa agilidade maior na implantação das políticas de desburocratização.

via NSCTotal – Coluna Estela Benetti