Fevereiro deve marcar retorno de atividades presenciais nas instituições de ensino estaduais, municipais e privadas de SC após quase um ano

Depois de 10 meses longe das escolas, os estudantes já têm data definida para a volta às aulas presenciais em Santa Catarina. O calendário de atividades para 2021 da rede estadual foi divulgado esta semana pelo governo do Estado e prevê retorno no dia 18 de fevereiro, com alternância entre grupos de alunos.

Nas redes municipais, as cidades ainda definem como será o reinício, mas já estabelecem datas para a largada do ano letivo. Em Florianópolis, o calendário já havia sido divulgado no fim do ano passado, com previsão de retorno das aulas presenciais em 10 de fevereiro.

Entre as maiores cidades do Estado, em Joinville o calendário ainda está em definição, enquanto em Blumenau a volta às aulas deve ocorrer em 8 de fevereiro.

Um dos setores que cobrou a liberação das escolas ao longo do último ano, a rede particular também já se organizou para voltar a receber os alunos após quase um ano sem aulas presenciais. O Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe-SC) afirma que a maioria das instituições deve iniciar o ano letivo entre 8 e 9 de fevereiro.

A volta às aulas presenciais também terá restrições. Um decreto e uma portaria do governo do Estado publicados ainda em dezembro determinam normas para o retorno dos alunos às salas de aula.

Volta às aulas em SC precisará seguir normas sanitárias

Nas regiões de risco gravíssimo para coronavírus na matriz estabelecida pelo governo do Estado, as escolas podem receber somente 50% do total de alunos matriculados nas atividades presenciais. Nas áreas com risco grave, alto e moderado, não há limitação, mas a ocupação das salas e áreas comuns deve respeitar o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas.

Caso o tamanho das salas ou a quantidade de alunos por turma não permitam esse espaçamento para evitar a contaminação por coronavírus, as escolas devem adotar a alternância em que parte da turma assiste às aulas presenciais e parte desenvolve atividades remotas.

Via NSCTotal