fort atacadista foto cha weart 5

A pesquisa Termômetro de Vendas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) apurou que em 2020 o setor, no Estado, alcançou crescimento real de receita de 9,65% frente ao ano anterior. Em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a receita subiu 25,34%. A pesquisa da Acats envolve empresas de todas as regiões, mas é uma amostragem. As variações foram deflacionadas pelo IPCA do período.

Os dados mostram sintonia com os períodos em que os consumidores compraram mais. O número mais fora da curva foi o de março frente ao mês anterior (fevereiro), crescimento de 13,98%. Isso ocorreu porque com a decretação do lockdown as pessoas compraram muito mais alimentos para permanecer em casa nos últimos 10 dias daquele mês.

Também chamam a atenção os crescimentos de vendas de julho, de 10,17% frente ao mesmo mês do ano anterior; de 12,95% em setembro e 12,46% em outubro. Nesses meses, a economia do Estado estava com ritmo maior, gerando empregos, especialmente a indústria, porque a maioria dos setores conseguiu retomar atividades.

O bom desempenho do ano era esperado porque o setor foi um dos favorecidos pela pandemia. Como era essencial, não teve suspensão de atividades e as pessoas em home office consumiram mais alimentos em casa porque deixaram de fazer refeições nas empresas. Além disso, o auxílio emergencial, com parcelas de R$ 600 e R$ 300, aqueceu a venda de alimentos, o que também impactou favoravelmente o setor.

O presidente da Acats, Francisco Crestani, observa que o crescimento maior em 2020 era esperado pelo setor e um ponto alto foi o avanço das vendas online. Durante o ano, também foram inauguradas novas lojas, o que ajudou no incremento da receita.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti