Um dos setores que seguem com atividade acima da média da economia brasileira e do Estado é o de veículos. Santa Catarina fechou fevereiro com a venda de 14.712 unidades, 16,37% mais do que no mesmo mês do ano passado. No caso de automóveis e comerciais leves, que são os mais vendidos, foram comercializadas 9.455 unidades, com crescimento de 8,72% mais que no ano anterior. Os dados são da Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave).

No Brasil, as vendas de veículos cresceram 26,6% em fevereiro deste ano, somando um total de 198.653 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em Santa Catarina, o destaque no mês passado, mais uma vez, foi para caminhões, com a venda de 698 unidades, 70% mais do que no mesmo mês de 2018. Neste ano, somando janeiro e fevereiro, já foram vendidos no Estado 1.193 caminhões.

Essa aceleração na venda de caminhões começou com a eleição de Jair Bolsonaro, ano passado, porque o setor de transporte passou a acreditar que o novo governo vai conseguir dar uma virada na economia e colocando a mesma no rumo do crescimento. Mas a série de pressões contra a reforma da Previdência podem levar a mudanças tímidas nessa área e na continuidade do crescimento em torno de 1%, o que não resolve a crise do desemprego.

As vendas de motocicletas também seguem em alta no Estado. Foram 3.107 em fevereiro, 27,13% mais que no mesmo período de 2018. Chama a atenção ainda o crescimento da venda de ônibus em SC. Foram 60 unidades em fevereiro e 64 em janeiro. Esse resultado acumulado é 188% maior que o do ano anterior, o que mostra uma renovação de frotas.

Mais motos

As vendas de motocicletas também seguem em alta no Estado, segundo os dados da Fenabrave. Foram 3.107 em fevereiro, 27,13% mais que no mesmo período de 2018.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti