Máscara de proteção individual, álcool gel, distanciamento social, trabalho e ensino remoto: em março de 2020, essas expressões começavam a fazer parte do cotidiano dos catarinenses. Um ano após o primeiro decreto do Governo do Estado com ações mais restritivas para conter a propagação do vírus, além de hábitos diários da população essas medidas continuam fundamentais no enfrentamento à pandemia. Neste período, o Executivo estadual investiu em infraestrutura hospitalar, com ampliação de leitos e equipe, iniciou a vacinação e atuou na criação de protocolos sanitários contra a doença. O trabalho também se traduziu no reforço à fiscalização – cerca de 490 mil registros em um ano -, investimentos em subsídios e crédito para o setor produtivo na ordem de R$ 1,4 bilhão, além do sistema de aulas online com cobertura para 96,7% dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual.

“Nossa prioridade sempre foi salvar vidas, mas também entendemos que é fundamental apoiar o setor produtivo e viabilizar a retomada das atividades. Nossos esforços se traduzem em bons números de emprego e outros indicadores de atividade econômica catarinense, que colocam o Estado em destaque no cenário nacional”, afirma o governador Carlos Moisés.

>> Confira a galeria de fotos de um ano da pandemia

Na área econômica, o Governo do Estado implantou o Plano de Enfrentamento e Recuperação Econômica, que foi desenvolvido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE). O pacote, entre outras medidas, prevê a carência e postergação dos contratos de financiamento em andamento, novas linhas de crédito de capital de giro para micro e pequenas empresas (MPEs), linhas de crédito para o microempreendedor individual (MEI), entre outras ações de subsídio.

Os esforços do Governo do Estado no setor, aliados à criatividade e superação dos empreendedores, vêm gerando bons números de emprego e outros indicadores de atividade econômica catarinense. Santa Catarina está com a mais baixa taxa de desocupação do país, segundo dados do IBGE, de 5,3% no quarto trimestre de 2020. Além disso, os índices de atividade industrial e as vendas dos setores de comércio e serviços têm acumulado altas, demonstrando consistência na recuperação da atividade econômica.

>> Leia também:
Um ano de pandemia em SC: Enfrentamento à Covid-19 no estado teve reforço de mais de cinco mil profissionais de saúde
Um ano de pandemia em SC: Governo do Estado investiu mais de R$ 280 milhões com a Política Hospitalar Catarinense

Escola em casa

A necessidade de manter o ensino em dia mesmo com a necessária distância física fez da tecnologia uma aliada de professores e servidores da educação estadual. Em 2020, Santa Catarina foi um dos primeiros estados do país a implementar o sistema de atividades não presenciais.

Os alunos da rede estadual passaram a realizar as atividades de forma online ou por materiais impressos, inserindo também os estudantes com acesso restrito ou sem internet. Como efeito dessas adaptações, os estudantes se mostraram engajados na realização das atividades: 96,7% dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio encerraram 2020 sendo atendidos.

A Secretaria de Estado da Educação, além de liderar um comitê formado por 15 entidades que elaborou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), também desenvolveu de forma democrática três modelos para atender os 527 mil alunos da rede: 100% presencial, misto e 100% remoto. Com a segurança como pilar do ano letivo, a SED mantém a opção para que os pais possam escolher entre o ensino presencial ou remoto para seus filhos e segue fiscalizando o cumprimento das medidas de segurança nas escolas para oferecer uma educação de qualidade.

50957326902 981bcfb3f1 bFoto: Ricardo Wolffenbuttel/ Secom

>>> Leia também
Com retorno de atividades presenciais e ensino remoto, rede estadual de ensino está pronta para o ano letivo de 2021

Colaboração e fiscalização

49677309822 5927f67a37 bFoto; Julio Cavalheiro / Secom

A colaboração de cada cidadão sempre foi considerada fundamental para o sucesso das medidas de enfrentamento à doença. Ainda no início da pandemia um guia com orientações para o convívio responsável foi publicado no site www.coronavirus.sc.gov.br e que pode ser acessado neste link.

Além de investir em campanhas de conscientização e educação sobre o uso correto de máscara, álcool gel e higiene das mãos, o Governo do Estado também realizou de forma contínua a fiscalização do cumprimento das medidas e protocolos.

50734283001 3920082dce b

Desde o início de março de 2020, as forças de segurança pública catarinense estiveram nas ruas realizando a fiscalização. Juntos, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros Militares chegaram próximos de 500 mil fiscalizações em território catarinense.

51031180141 275bac95c6 b

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Santa Catarina contabilizou mais de 40,4 mil inspeções no período. Foram mais de 8,4 mil autos de intimação e 2,8 autos de infração lavrados.

Via Governo do Estado de SC