224

A secretaria da Fazenda de Tubarão lançou oficialmente nesta quinta-feira (26/01) o sistema de notas fiscais eletrônicas (NFs-e) e o serviço de emissão de Certidão Negativa de Débito eletrônica (CND-e).

A apresentação ocorreu às 14 horas, no Salão Nobre da Unisu,l e foi aberta ao público em geral, principalmente os empresários e prestadores de serviço, que são os grandes beneficiados com a novidade. Além de diminuir o consumo de papel a NFS-e vai tornar o setor tributário mais ágil, dará mais flexibilidade ao empresário, além de eliminar perdas e privilegiar quem está em dia com o fisco.

Para o governo municipal é uma forma de barrar a sonegação, aumentar a arrecadação e garantir uma concorrência mais justa às empresas que pagam os seus tributos corretamente. “Todos ganham com a modernização do sistema, mas principalmente o empresário”, afirma o secretário da Fazendo municipal, Nilson Ignácio.

Segundo ele, a implantação, tanto da nota fiscal eletrônica quanto da certidão negativa de débito eletrônica, dependem apenas da finalização do decreto que instituirá os serviços. A idéia é que as duas ferramentas estejam disponíveis na internet já nos próximos dias. Em princípio, haverá um período de seis meses para as empresas adequarem-se ao novo sistema. Se houver necessidade, o prazo poderá ser estendido. Depois disso, o modelo digital se tornará obrigatório. Treinamentos serão oferecidos gratuitamente para detalhar a utilização da ferramenta.

Além da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), a secretaria da Fazenda também disponibilizará pela internet a emissão de Certidão Negativa de Débito eletrônica (CND-e), documento que comprova a regularidade tributária junto ao município. “Não haverá custo para retirar o documento, mas o contribuinte precisará estar com o cadastro atualizado. Quando fizer isso, receberá uma senha e uma identificação para acessar o sistema pela internet”, explica Nilson Ignácio.
Fonte: Hora Notpicias