fazendaiasc

Quem tem os números mais precisos sobre a movimentação econômica de Santa Catarina é o software de gestão da Secretaria de Estado da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef). Ele acaba de receber mudanças, com destaque para a Si, assistente virtual (inteligência artificial) que vai ajudar os usuários a usar melhor a tecnologia. Também foram feitas alterações na tela principal e no menu de funções.

É por meio do Sigef que o governador e outros líderes do executivo estadual podem acompanhar diariamente o fluxo de receitas e despesas do governo. Também acompanham o planejamento, orçamento, execução dos programas de investimentos, receitas e despesas, enfim, toda a contabilidade do governo.

Com as mudanças, o sistema ficou mais moderno, simples e funcional para os usuários, explica o diretor de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda, Jefferson Fernando Grande. Implantado em 2003, o sistema de SC é referência nacional no segmento e recebe atualizações com frequência. Foi avaliado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais eficientes sistemas do país.

Conforme o presidente do Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual (Sincofaz), Sandro Medeiros Alves, o sistema registra todas as movimentações relativas à economia estadual, entre as quais consumo e arrecadação de impostos. Os usuários do Sigef são servidores estaduais, principalmente da Fazenda.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti