Na última quinta e sexta-feira (15 e 16/5), o vice-presidente do sindicato, Eduardo Lobo, participou do Seminário de Educação Fiscal promovido pela Prefeitura de Blumenau, representando o Sindifisco.
A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Napoleão Bernardes, que em seu discurso abordou a temática da gestão de resultados, com foco na transparência no âmbito da administração pública.
O evento contou com palestras da Dra. Rai Ferreira, Diretora adjunta da ESAF, que explanou sobre os quarenta anos da Escola Fazendária e o programa de educação fiscal. Na sequência o Auditor Fiscal da RFB, Edes Marcondes, tratou da questão da educação fiscal no estado de Santa Catarina. E o coordenador do Observatório Social de Itajaí, Jonas Nunes, realizou um grande debate sobre os caminhos da cidadania, focalizando nas ações realizadas por esta entidade, no município de Itajaí. Destacou que já existem cerca de 80 Observatórios Sociais pelo Brasil, sendo 16 deles em território catarinense, e que eles tem concentrado suas ações em três áreas fundamentais: combate à corrupção na administração pública, educação para a cidadania e transparência na gestão pública.
Na etapa final do evento ainda foram abordados outros importantes temas: educação fiscal na cidade de Lages, ações de combate à pirataria e o movimento “nós podemos Blumenau”, que faz gestões na questão do atingimento dos objetivos do milênio no município.
O Sindifisco é parceiro deste importante evento e parabeniza os organizadores do seminário.