Gestores públicos municipais e estaduais, de organizações da sociedade civil e privadas, além de pesquisadores da área, participarão entre esta terça e quinta-feira, 8 a 10, do encontro Conexão Santa Catarina – São Paulo: Boas Práticas em Gestão Pública, na capital paulista. As palestras, debates e visitas técnicas têm como objetivo promover intercâmbio de boas práticas entre gestores públicos dos dois estados.

Os participantes catarinenses são representantes de 15 iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag 2018, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – e instituições parceiras.

O prêmio reconheceu boas práticas em três modalidades: educação em transparência pública, tecnologias de informação para a transparência e qualidade na gestão pública. Cada modalidade foi dividida em categorias que selecionaram as melhores práticas de órgãos públicos municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e empresas.

O encontro em São Paulo é promovido pela Udesc Esag, em parceria com a Prefeitura de São PauloFundação Getúlio Vargas (FGV)Universidade de São Paulo (USP)  e Universidade Federal do ABC (UFABC). A realização do evento conta ainda com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado (Sindifisco-SC).

Programação

Nesta terça-feira, 8, o grupo participará uma palestra seguida de debate sobre “Os sentidos da inovação”, , com o professor Peter Kevin Spink, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da FGV. Na quarta-feira, 9, o dia será de visitas técnicas a programas inovadores da Prefeitura de São Paulo nas áreas de educação, saúde, assistência social, atendimento ao cidadão e gestão do transporte interno.

O último dia do evento, na quinta-feira, 10, novamente na FGV Eaesp, a Prefeitura de Blumenau apresentará o Sistema Gerencial de Saúde Pública – Pronto, case vencedor da edição 2018 do Prêmio Boas Prática em Gestão Pública de Santa Catarina, promovido pela Udesc Esag. Haverá ainda trocas de experiências entre os gestores dos dois estados, em torno dos temas “metropolização e regionalização” e “transparência, controladoria e gestão”.

Para a Sulivan Fischer, que coordenou a comissão organizadora da última edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, o encontro em São Paulo é uma oportunidade valiosa para os participantes. “O ganho vem na forma de aprendizagem, troca de experiências, possibilidade de replicação de boas práticas e parcerias para o desenvolvimento de novos projetos”, destaca a professora da Udesc Esag.

Prêmio Boas Práticas

Entre as instituições premiadas em 2018 e que participarão do encontro em São Paulo estão organizações de vários tipos. Há órgãos públicos municipais e estaduais, uma agência intermunicipal de regulação, uma associação de municípios, uma organização da sociedade civil, uma fundação privada e uma empresa, todos com ações ligadas à gestão pública. Veja aqui a lista das práticas premiadas com a participação no evento.

A premiação para os primeiros e segundos lugares de cada modalidade e categoria previa a participação do autor principal em evento nacional relacionado ao tema do prêmio. Já o vencedor geral levou uma viagem de intercâmbio à França, realizada ainda em 2018, com visitas técnicas a organizações públicas e de inovação em Paris e Nice, com apoio da Fundação Escola de Governo ENA e Embaixada da França no Brasil.

A premiação é realizada a cada dois anos e já teve duas edições (2016 e 2018). A terceira edição, agora a cargo de uma rede de instituições e rebatizada de Prêmio de Boas em Gestão Pública de Santa Catarina, está prevista para 2020.

Saiba mais sobre o Prêmio Boas Prática em Gestão Pública em udesc.br/esag/premio.

Via Udesc/ESAG