A tímida recuperação econômica começa a aparecer também com mais equilíbrio no setor de serviços em Santa Catarina. No mês de agosto, segundo a Pesquisa Mensal (PMS) do IBGE, o setor cresceu 4,3% em volume frente ao mesmo mês do ano passado e 2,7% na comparação com o mês anterior, julho, com ajustes sazonais.

No período de janeiro a agosto, cresceu 0,7% e em 12 meses ficou no zero a zero. Em receita nominal, o Estado alcançou crescimento de 8,5% em agosto frente ao mesmo período de 2017.  

No Brasil, os serviços também melhoraram em agosto, com crescimento de 1,6% em volume frente ao mesmo período de 2017 e 1,2% na comparação com o mês imediatamente anterior. No ano e em 12 meses os resultados foram negativos na média nacional, com -0,5% e -0,6% respectivamente. 

Em Santa Catarina, os cinco grupos de atividades pesquisadas tiveram resultado positivo em agosto frente o mesmo mês de 2017 no volume: serviços prestados às famílias (6,5%), serviços de informação e comunicação (1,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,6%) e outros serviços (2,2%).

No acumulado do ano, somente os transportes (5,7%) e os serviços às famílias (4,0%) fecharam no azul. Serviços de informação e comunicação (-1,6%), serviços profissionais (-8,4%) e outros serviços (-2,1%) fecharam com resultado negativo. 

Em receita nominal, no Estado, todos os grupos pesquisados tiveram crescimento: serviços às famílias (9,6%), transportes (13,6%), outros serviços (6,2%), serviços profissionais (5,5%) e serviços de informação e comunicação (2,7%).

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti