restaurantesmarcofaveroarbbd 13

O setor de serviços, que responde por quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, registrou em março queda de 3,4% em volume frente a fevereiro, na série com ajustes sazonais, e cresceu 13,2% na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da pesquisa mensal do IBGE (PMS), que também confirmou alta de 9,4% do setor em SC no primeiro trimestre do ano, a segunda maior do país, atrás apenas do Mato Grosso, que teve alta de 10,3%. Na série anualizada até março, o recuo no Estado ficou em 2,9%.

O Brasil fechou março com queda de 4% frente ao mês anterior na série com ajuste, crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo mês de 2020, queda de 0,8% no primeiro trimestre e de 8,0% na série anualizada até março.

Em Santa Catarina, no mês de março frente ao mesmo período do ano passado, o Estado registrou alta de 28,4% do grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares; os transportes e correios cresceram 17,2%; e os serviços de informações e comunicação subiram 8,6%. A única queda foi registrada nos serviços para as famílias, de -11,4%, porque a pandemia ainda impede o funcionamento normal de hotéis e restaurantes.

As atividades turísticas no Estado recuaram 26,2% em março frente a fevereiro e, na comparação com o mesmo mês de 2020 a queda ficou em 16,5%. A média nacional foi queda de 22% ante o mês anterior e de 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

O setor de serviços é o que mais sofre com a pandemia e continuará com dificuldades enquanto a vacinação não avançar no país. As pessoas seguem reticentes em frequentar ambientes com maior quantidade de público.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti