centrofloripapandini 3

Santa Catarina obteve resultados positivos no desempenho dos serviços em fevereiro e alcançou a maior alta do país no primeiro bimestre, 7,5%. Os dados integram a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Outro destaque do Estado foi o terceiro lugar em crescimento frente a fevereiro de 2020, uma alta de 9,9%, muito parecida com os dois primeiros colocados, 10% de Tocantins e 10,7% do Amazonas. Os serviços, no Estado, cresceram 3,9% em fevereiro frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal e a atividade turística avançou 3,7% nesse mesmo comparativo.

A maior alta ocorreu no grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares (23,8%), seguida pelos transportes e correios (13,8%), comunicação e informação (10,5%) e grupo de outros serviços (10,8%). O único recuo ocorreu nos serviços prestados às famílias (-19,4%), grupo integrado por hotéis e restaurantes.

O bom desempenho do Estado em fevereiro pode ser atribuído à continuidade das atividades econômicas e de investimentos apesar da pandemia. O recuo dos serviços às famílias se explica pela necessidade de distanciamento social. O turismo, embora tenha crescido 3,7% frente ao mês anterior, recuou 23,3% na comparação com fevereiro de 2020, também refletindo o distanciamento social causado pela pandemia.

Via NSCTtoal – Coluna Estela Benetti