Apesar de ainda enfrentar altos e baixos, o setor de serviços deixou a recessão para traz em Santa Catarina. A pesquisa mensal do setor realiza pelo IBGE apurou crescimento de 1,8% em volume frente ao mês anterior, setembro, e alta de 4,9% em relação ao mesmo período de 2017. No acumulado do ano, o setor cresceu 1,2% e em 12 meses, avançou 1,3%. Em receita nominal, o setor de serviços no Estado cresceu 1,7% frente ao mês anterior, 8,3% em relação ao mesmo mês do ano passado e 4,5% no acumulado de 2018 até outubro.

Entre os grupos pesquisados pelo IBGE em SC, no mês de outubro frente ao mesmo período de 2017 a maior alta ocorreu em Transportes e correios, 8,7%, seguido por Serviços de Informação e Comunicação 7,6% e serviços às famílias, 4,5%. O único grupo com resultado negativo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, que teve queda de 9,5%.

No Brasil, o setor cresceu 0,1% em outubro frente a setembro, 1,5% em relação a outubro do ano passado e, no ano caiu -0,2%. A expectativa é de que nos dois últimos meses deste ano e também em 2019, com maior ritmo da economia, os serviços tenham resultados melhores em Santa Catarina.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti