reuniao 10 12 20

A Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), da Secretaria da Fazenda (SEF/SC), está realizando dois encontros virtuais, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), para avaliação das atividades e encerramento do exercício financeiro de 2020. O encontro conta com participação de contadores da SEF/SC que atuam no órgão central e nos órgãos e entidades estaduais, e irá abordar temas como indicadores e limites constitucionais e legais, orientações, obras em andamento e registros contábeis. “É o momento de destacar os trabalhos realizados pela contabilidade durante esse ano desafiador”, disse o diretor da DCIF, Jefferson Fernando Grande.

“Trata-se de uma reunião para avaliar as ações implementadas neste ano e traçar o planejamento para os novos desafios para 2021. A Secretaria da Fazenda vem investindo na tecnologia e na segurança cibernética, elementos fundamentais principalmente neste período de pandemia, onde a demanda virtual tem sido predominante”, avaliou a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio, na abertura do encontro. Entre os investimentos de tecnologia realizados recentemente, pode-se citar a migração do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) para nuvem, ação realizada em novembro com o objetivo de minimizar riscos.

Em sua fala, a secretária reforçou também a importância das informações tempestivas para a gestão pública responsável, além dos indicadores geridos pela DCIF para as decisões na gestão fiscal do Estado. “Um trabalho fundamental que terá continuidade para o próximo ano. Precisamos continuar unidos, executando um trabalho de excelência, gerando informações de forma célere e com transparência”, declarou Michele.

O diretor da DCIF iniciou as atividades abordando o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica (TTRT). Na sequência, foram discutidos os apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). Em junho deste ano, as contas do Governo Estadual de 2019 foram aprovadas por unanimidade pelo TCE/SC, registrando o menor número de ressalvas dos últimos anos.

Via SEF/SC