paulo eli

O secretário da Fazenda, Paulo Eli, confirmado no cargo pelo governador eleito Carlos Moisés, tem uma visão otimista sobre como Santa Catarina deve se portar do ponto de vista econômico em 2019.

Que pagamentos serão feitos agora em dezembro?

Paulo Eli – Pagaremos o 13º no dia 17 e o salário do mês dia 28 de dezembro. No dia 26, um pagamento ao Bank of América sobre a dívida pública. Foi um dos motivos pela não concessão do recesso a funcionalismo. Teremos muitos pagamentos a serem feitos entre os dias 26 e 28 de dezembro. Não seria justo o pessoal do Tesouro trabalhar e o resto estar na praia.

E a arrecadação?

Paulo Eli – Vem se comportando bem. A economia está reagindo, em recuperação. A receita aumentou 15% em novembro e 9% durante o ano. As fábricas têm capacidade ociosa e podem produzir muito mais sem investimentos ou ampliações. É provável que cheguemos no fim de 2019 com as fábricas em plena capacidade. O ano que vem vai ser muito bom.

A Secretaria está cortando subsídios. O setor produtivo será afetado?

Paulo Eli – Não! Nem o setor produtivo e nem o setor de importação. Vamos mexer em itens de supermercados, que hoje tem subsídios.

E o que fica de dívidas para o novo governo?

Paulo Eli – Vamos deixar em torno de R$ 700 milhões de fornecedores em atraso. São da Saúde e da Justiça e Cidadania. O resto ficará em dia. Este ano pagamos mais R$ 650 milhões da dívida pública, pagamos os salários em dia e a folha cresceu 5%.

Alguma ajuda financeira do governo federal?

Paulo Eli – O governo federal exige contrapartida para oferecer auxilio financeiro. Quer que a bancada de Santa Catarina apoie a reforma da Previdência e a reforma tributária. Estas são as condições.

E a hipótese de venda de ativos?

Paulo Eli – Está colocada como hipótese. Estudamos, a partir de janeiro, a formatação, o arranjo institucional. Vamos trabalhar com o BNDES, que tem linha específica para privatizações. O Estado colocará à venda as duas concessões dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba. Vamos vender imóveis, gerenciar melhor os espaços físicos.

E 2019?

Paulo Eli –  O Estado de Santa Catarina vai crescer. E muito!

Via NSCtotal – Coluna Moacir Pereira