portonave 9

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu 7694 licenças ambientais de janeiro a novembro deste ano. Esse montante representa mais de R$ 12 bilhões em investimentos. Na prática, significa dizer que são empregos gerados, arrecadação que aumenta, infraestrutura e competitividade catarinense que melhoram. Entre os empreendimentos, há linhas de transmissão de energia elétrica e usinas de geração de energia através do gás.

A digitalização de processos e a criação da licença ambiental pela internet e autodeclaratória ajudaram na obtenção destes números. Essas modalidades podem ser aplicadas para o manejo de fauna terrestre e no setor de suinocultura, nas renovações de licenças.

Mesmo assim, ainda há uma demanda reprimida na liberação de licenças. Embora o IMA tenha conseguido baixar em 35% a fila, ainda existem 5 mil processos em análise e 2 mil com prazo vencido, o que representa mais de R$ 20 bilhões de investimentos represados.

“O IMA vivencia um momento de ascensão e de reestruturação, e os números expressivos demonstram o comprometimento e o trabalho da equipe para cumprir as metas definidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que é atuar na gestão do licenciamento ambiental do estado com responsabilidade para garantir a proteção dos ecossistemas, bem como, o desenvolvimento econômico e sustentável catarinense”, destaca o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor