Evento reúne profissionais para debater os avanços da categoria

Focar em estratégia de gerenciamento de riscos para combater fraudes e gerar valor à organização foi o conselho de Denny Beran, um dos maiores auditores internos do mundo, durante a abertura da 35a edição do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), que ocorre em Goiânia (GO), até hoje (22). Da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, participam o presidente do Sindiauditoria, Ricardo Peixoto Filho, e as auditoras internas do Pode Executivo Maria Beatriz Nascimento e Tatiana Bozza.

O congresso promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA-Brasil) já é considerado o maior evento de auditoria realizado no Brasil. Entre os diversos temas, das mais de 30 apresentações, são abordadas com profundidade, questões envolvendo ética corporativa e a nova Lei Anticorrupção, criada para quebrar um paradigma importante no país e reduzir a corrupção nas empresas.

“É necessário que o auditor torne-se um especialista em riscos e entenda com profundidade todos os detalhes do negócio de sua organização a fim de contribuir com o fortalecimento dos controles e, consequentemente, na prevenção de fraudes e de esquemas de corrupção”, disse Beran, para um público de quase 600 profissionais.

O especialista atuou por 4 décadas na gigante americana de departamentos JCPenney onde aposentou-se após anos como vice-presidente de auditoria interna da empresa. Por seu histórico de sucesso, de ser o responsável por evitar fraudes em uma rede de varejo com mais de 1100 lojas nos EUA, ele é tido como referência no mercado corporativo global.

Para Peixoto, o Conbrai é uma oportunidade única para trocar experiências com profissionais de outros estados e, até mesmo, de outros países. “É uma experiência importante que, sem dúvida, contribuirá muito para o trabalho da nossa categoria em Santa Catarina. Em especial, amadurecendo a consciência do nosso papel de colaborar com a boa gestão do Poder Executivo’, pontuou.

Programação – Entre os palestrantes, destacou-se, ainda, Mario Probst, membro de Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria da Ultralar, OdontoPrev e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com o tema “Auditoria Interna no contexto da governança corporativa”, e Peter Diekman, professor da Universidade de Direito Erasmus, na Holanda e executivo da Consultoria FCB.

A Lei Anticorrupção também foi destaque do Conbrai, durante a palestra de Fabio Valgas, chefe da Controladoria-Geral da União do Rio de Janeiro (CGU/RJ). Valgas é considerado um dos executivos do governo que mais conhece sobre a nova Lei, já em aplicação no país.

Esta edição do congresso superou o número de participantes das últimas edições de Fortaleza (2013) e Gramado (2012). O Cobrai encerra hoje, com a apresentação do jornalista Caco Barcellos e do presidente da Furnas, Flávio Decat de Moura. Ambos vão reforçar o papel do auditor interno no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e fraude.

O diretor-presidente do IIA-Brasil, André Marini André, acredita que o evento é essencial para buscar melhorias para a auditoria interna nacional. “Vivemos em um momento singular na qual nossa carreira tem sido cada vez mais valorizada. Estamos em uma embarcação bem preparada, mas em águas turbulentas. Apesar do cenário complexo, o otimismo mostra a sua força. O mercado já percebeu que, estando em crise ou não, somos essenciais, talvez ainda mais em situações de aperto”, considerou.

 

Via SEFAZ/SC