Corroborando com o comentário que fiz na coluna de sexta-feira, que o Estado tem apresentado melhoria em sua arrecadação. O Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco), divulgou um levantamento com base em dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que coloca o estado catarinense no topo do crescimento de arrecadação do ICMS entre 2013 e 2018.

Enquanto o crescimento de Santa Catarina foi de 53%, no país foi de 30%. Quando comparado a São Paulo, a diferença é maior. Lá o crescimento foi de 15% no período. “Em plena crise econômica nacional e, principalmente, sem aumentar impostos, Santa Catarina manteve o desempenho acima da média nacional e dos estados vizinhos. Esse resultado comprova o acerto das políticas tributárias e dos controles instituídos pelo fisco catarinense no período”, avalia o auditor Fabiano Dadam Nau, presidente do Sindifisco.

A previsão é de que 2019 terá resultados ainda melhores, por conta da recuperação da economia. “Já é possível, pelo comportamento deste primeiro trimestre, afirmar que teremos recuperação plena e retornaremos aos patamares pré-crise”, completa. Em 2018, os auditores fiscais da Receita Estadual bateram o próprio recorde de operações de fiscalização em campo, com 385 no total.

Com cerca de 380 auditores na ativa e mais de 300 mil empresas sob seu guarda-chuva de monitoramento, orientação e fiscalização, pode-se dizer que a categoria dos auditores fiscais tem uma produtividade das mais significativas. Esse pequeno grande exército, deverá mais uma vez mostrar o resultado do seu trabalho nos próximos dias, quando fecharem os resultados da arrecadação do Estado no primeiro trimestre de 2019.

Agora, dependendo dos resultados, veremos uma guerra de versões entre os auditores e o Governo do Estado, que tem falado em crise e em atraso de salários.

Via SC em Pauta – Coluna Marcelo Lula