Autoridades do Estado de Santa Catarina estiveram reunidos na terça-feira, dia 4, com uma comitiva alemã formada por empresários e representantes do governo alemão para discutir a implantação de uma usina de Biogás na região de Timbó, no Vale do Itajaí.

No momento, as negociações são em torno de licenças ambiental e federal para implantação e operação da unidade no município. A expectativa é de lançar o projeto em setembro de 2015, durante evento do setor em Joinville. A usina seria um biodigestor com sistema de fermentação para o processamento de dejetos de suínos e resíduos sólidos, transformando em biometano e adubo orgânico.

A secretária Lucia Dellagnelo falou que o Governo do Estado está trabalhando na elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). “Estes planos irão orientar o tratamento adequado dos resíduos em cada região”, relatou.

Em Pomerode no Vale do Itajaí, já está em operação uma usina que produz o biometano a partir do aproveitamento dos gases gerados pelos dejetos de animais de uma granja de suínos do município. São produzidos cerca de 2,5 mil metros cúbicos do gás renovável diariamente. O produto é comprimido em cilindros e comercializado pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS).

“Foi um encontro positivo e mostrou que temos a capacidade de melhorar nossas condições comerciais e de troca de conhecimento, principalmente na área do Biogás, aplicando tecnologia e resolvendo o problema dos resíduos sólidos”, destacou o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Marcelo José Trevisani.

Via Economia SC