62

O Diretor de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, o auditor fiscal filiado ao SINDIFISCO Carlos Roberto Molim está desde cedo hoje (20), na Assembleia Legislativa, justificando a implementação da DIFA – Diferença de Alíquotas do ICMS, obrigação tributária que antecipa o recolhimento da diferença nas compras feitas em outros estados. Nestas operações, a alíquota é inferior às alíquotas praticadas no estado de Santa Catarina, e a cobrança, justifica Molim, é para proteger a indústria catarinense, por tentar diminuir a vantagem dos concorrentes estabelecidos em outros estados.
Assista ao vídeo da participação do colega Molim no Bom Dia Santa Catarina, telejornal da RBS TV veiculado nesta manhã:
Nesta quarta-feira (20), haverá mobilização dos empresários catarinenses para derrubar o decreto que instituiu, desde o dia 1º deste mês, o Diferencial de Alíquota (Difa) em Santa Catarina ganhou uma alternativa nesta terça-feira, às vésperas da mobilização programada para a Assembleia Legislativa (AL).
São esperados 700 empresários de diferentes regiões do Estado, para buscar o apoio dos deputados para a revogação do decreto que iguala o ICMS cobrado na compra de produtos de fora do Estado com a alíquota praticada em Santa Catarina.
Na terça-feira, a bancada do PT na AL se adiantou à manifestação e protocolou um Projeto de Sustação de Ato (PSA) para suspender os efeitos do decreto. A proposta foi lançada pelo deputado Padre Pedro Baldissera e teve adesão dos outros políticos da bancada.
Para a líder do partido, a deputada Ana Paula Lima, a iniciativa foca no impacto que o aumento do ICMS representa para as micro e pequenas empresas catarinenses, uma vez que eleva os custos com tributação.
Via RBS TV e Diário Catarinense