Santa Catarina alcançou em setembro crescimento econômico de 2,7% frente ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB. SC alcançou o segundo melhor resultado do país, atrás somente do Pará e esse também foi a segunda alta frente ao mesmo mês do ano passado, destacou o Observatório Fiesc.

Segundo o índice, SC cresceu 2,4% frente ao mês anterior e, no acumulado do ano, registrou recuo de 3%. O IBCR considera indicadores de oferta dos diversos setores da economia: agropecuária, indústria, comércio e serviços.

O indicador reflete os melhores níveis de atividades dos principais setores econômicos de Santa Catarina, como mostram as pesquisas do IBGE para a indústria, comércio, serviços e agropecuária. O Brasil cresceu 1,3% em setembro na comparação com o mês anterior, caiu 2% frente a agosto do ano passado e no acumulado do ano caiu 4,9%.

O Observatório apurou também que a Região Sul cresceu 1,8% em setembro frente a agosto, a maior alta do país. Em relação a setembro do ano passado cresceu 1% e no acumulado do ano tem queda de 3,4%.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti