Pesquisa on-line foi realizada em outubro e teve 1281 respostas

Os serviços e canais de atendimento aos usuários da Secretaria de Estado da Fazenda foram aprovados por 74% dos participantes da pesquisa on-line realizada pela pasta em outubro. O questionário teve 1281 respostas, das quais 94,4% de contabilistas dos contribuintes.

O índice dos que classificaram o serviço de atendimento como “razoável” chegou a 24%. Para o diretor de Administração Tributária, o próximo passo é focar em ações para solucionar os problemas apontados por esses usuários.

Uma das conclusões da pesquisa é que os usuários utilizam cada vez mais os serviços on-line para resolver suas dúvidas. Apenas 35% disseram que usam regularmente o atendimento regional ou telefônico das Gerências Regionais.

Sobre os canais – a Secretaria da Fazenda tem canais de atendimento via internet, telefone e presencial:

– Internet – o atendimento via internet é feito de várias maneiras.

No portal www.sef.sc.gov.br o usuário tem acesso à legislação tributária; perguntas e respostas frequentes no plantão fiscal; comunicados e orientações enviados pela Fazenda por correio eletrônico aos contadores/advogados; serviços e aplicações do Tribunal Administrativo Tributário; Ouvidoria; canal de denúncia; agendamento do atendimento presencial; geração do documento de arrecadação de receita estadual (DARE);

O Sistema de Administração Tributária (SAT) é o principal canal de relacionamento da SEF com os contribuintes e contabilistas.

– Telefone – o atendimento telefônico é feito principalmente pela Central de Atendimento Fazendária (0300-645-1515) e também pelos telefones das Gerências Regionais e do plantão ao contribuinte.

– Presencial – o atendimento presencial é feito nas 15 Gerências Regionais da Fazenda distribuídas pelo Estado.

Via SEFAZ/SC