br 470 obras duplicacao 2 1 24

Os bastidores em Brasília apontam que há boas chances de um acordo favorável ao Estado na reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, em que será discutido o destino dos R$ 350 milhões oferecidos por SC para obras federais. O encontro ocorre nesta terça-feira (17), na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O principal entrave está nas obras de duplicação da BR-470. Há poucos dias, o Ministério chegou a fazer uma publicação nas redes sociais dizendo que o governo federal garantiria os recursos para os lotes 1 e 2 – o que pareceu ser um sinal de que dispensaria a verba federal nesse trecho, contrariando a sugestão do governador Carlos Moisés.

O próprio governador se mostrou otimista antes de embarcar pra Brasília, nesta segunda-feira à tarde. O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, que participa da comitiva, falou sobre a perspectiva de acordo.

– Temos a expectativa de que, com a audiência, vamos chegar a uma solução, que o encontro será muito produtivo para a celeridade das obras. É uma soma de forças de Santa Catarina e também do Governo Federal, todos com o mesmo interesse, que é resolver os problemas das rodovias federais.

Diante da demora do governo federal em assinar o convênio para transferência de recursos, o Estado chegou a considerar retirar a oferta de verbas e reaplicar os R$ 350 milhões em outras demandas de infraestrutura. Mas voltou atrás após o agendamento da audiência pelos senadores Esperidião Amin (PP) e Dario Berger (MDB), que presidente a Comissão de Infraestrutura.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz