Apesar da série de restrições da pandemia para a vida das pessoas com impactos a setores econômicos, Santa Catarina conseguiu superar obstáculos na maioria das atividades e encerra o ano difícil com crescimento de 2,3% na arrecadação total de impostos frente a 2019. Mesmo sendo em valores nominais (sem descontar a inflação oficial de 4,23% dos últimos 12 meses), a secretária de estado da Fazenda em exercício, Michele Roncalio, afirma que a arrecadação foi melhor do que a prevista.

No mês de dezembro, a receita tributária estadual subiu 12,1% frente ao mesmo período do ano anterior. O ICMS, que responde pela maior parte da arrecadação, registrou montante 12,8% maior em relação ao último mês de 2019.

De acordo com a secretária, a retomada de atividades econômicas foi um trabalho de gestão em sintonia com o setor produtivo do Estado. A reabertura foi definida gradualmente em reuniões entre executivos do governo e lideranças de entidades empresariais. Na quarta-feira (30), ela liderou a última reunião do grupo econômico do ano, na qual o setor produtivo reafirmou a importância da continuidade das atividades econômicas com precauções à saúde. 

A pior queda da receita estadual durante a pandemia foi em maio, com retração de 22% frente ao mesmo período de 2019. Como a indústria retomou atividades logo após o lockdown do fim de março e começo de abril, em junho a queda da arrecadação foi menor, de 12,5% e foi melhorando. O secretário da Fazenda, Paulo Eli, disse que um empate com a receita de 2019 seria um bom resultado num ano tão atípico. O resultado de dezembro confirma praticamente o empate desejado pelo secretário.

O que puxou a alta de arrecadação em Santa Catarina no ano foram principalmente os setores de materiais de construção, supermercados e medicamentos. Combustíveis e energia, setores que respondem pela maior fatia de receita, fecharam o ano com desempenho negativo na arrecadação. Uma parte dos setores econômicos segue com muita dificuldade, em especial, turismo, eventos, educação e cultura.

– Contudo, temos uma expectativa positiva para o próximo ano. Vamos trabalhar para que Santa Catarina tenha resultados melhores em todos os segmentos – afirmou Michele Roncalio.

Fonte: Coluna Estela Benetti/NSC Total