Dados apresentados em reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc com os três senadores de Santa Catarina nesta semana chamam atenção e despertam mais uma vez a discussão sobre alteração do Pacto Federativo.

Em 2020, o Estado enviou a Brasília, segundo a Fiesc, R$ 69,8 bilhões de reais em impostos. O volume de recursos que retornou foi de R$ 7,4 bilhões, o que representa 10,6% do total arrecadado e inclui outros gastos governamentais, incluindo o custeio da máquina administrativa.

O investimento em infraestrutura por parte do Governo Federal foi de R$ 471 milhões enquanto seriam necessários R$ 1,47 bilhão por ano, de acordo com a agenda estratégica editada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina.

“Com esse montante apontado no documento, seria possível, em pouco tempo, concluir as obras estratégicas federais do estado, como as BRs 470, 163, 282, acessos aos portos e aeroportos e até avançar com os projetos de ferrovias”, pontuou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Via ND+