A equipe da Junta Comercial do Estado (Jucesc) estava esperando contabilizar nestes dias a emblemática marca de 100 mil novas empresas abertas este ano em Santa Catarina. O expressivo número de novos CNPJs, o maior da história de SC, foi identificado no sistema da Junta Comercial na manhã desta segunda-feira e foi motivo de muita comemoração, afirmou o presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli. 

Como quase 100% dos registros são virtuais, o sistema da junta já contabilizou nesta segunda-feira (9) 100.564, o que significa 31% superior ao mesmo período do ano passado, com participação importante de todas as regiões, destacou o presidente. Durante todo o ano passado foram abertas 83.348 novas empresas.

— Esses dados mostram que a economia do Estado está se recuperando bem nessa fase pós-crise. Temos uma empresa aberta para cada 8,7 mil habitantes – disse Chiodelli ao destacar que o empreendedorismo existe por necessidade e oportunidade. 

O Microempreendedor Individual (MEI) é a maioria, o que mostra que muitas novas empresas são abertas por necessidade. Mas para o presidente da Junta, o MEI também é porta de entrada para começar um novo negócio que prospera gradativamente quando a economia é favorável. Para o governo do Estado, esse número de empresas mostra o dinamismo da economia. 

Via NSCTotal – coluna Estela Benetti