No primeiro bimestre deste ano as vendas externas catarinenses não atingiram a boa performance do ano anterior. Acumularam redução de 11,8% e fecharam o período com receita de US$ 1,09 bilhão. Segundo levantamento da Federação das Indústrias (Fiesc), o recuo reflete retração de demanda no exterior.

As exportações de frango, que lideram o ranking do Estado, caíram 12,6% porque houve redução de vendas ao Japão, Reino Unido e Holanda. Os motores e geradores caíram 25,2% principalmente porque a Alemanha comprou menos. E os motocompressores para refrigeração tiveram recuo de 36,9% em função dos menores pedidos da China e dos EUA.Os dados mostraram também uma mudança no ranking dos países que mais compram de SC. Os EUA lideram, mesmo com recuo de -2,6%, seguido pela Argentina (-14,5%) e China (-27,2%).

Apesar da leve queda da receita com os EUA, o gigante mundial é uma das principais apostas da indústria de SC. O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, comemora a expansão gradual que está sendo conquistada no mercado americano. Ele lembra que o Estado já teve uma dependência excessiva daquele mercado (quase 30% da receita de exportação) e depois caiu demais, ficando em 11%.

– É um mercado qualificado e é importante para SC ter um espaço maior no mercado americano – diz Côrte.
Segundo Graciella Martignago, economista da Fiesc, SC vende para os EUA mais máquinas, equipamentos, autopeças e madeiras, segmentos que serão beneficiados com o crescimento da economia americana.

 

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti