gas 10

O Sindicato dos Revendedores de Gás em Santa Catarina (Sinregás) vai pedir à Secretaria da Fazenda (SC) a redução do ICMS de 17% para 12%. O presidente do Sinregás, Jorge Magalhães de Oliveira, explica que a medida poderia provocar a redução do preço do botijão. Com a revisão da política de renúncia fiscal na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em 2019, o setor perdeu o benefício.

Na última terça-feira (9), a Petrobrás anunciou o segundo reajuste do ano, desta vez em 5,1%.

Magalhães afirma que desde maio do ano passado o aumento na refinaria atinge 57%. Mas, segundo ele, nem tudo foi repassado ao consumidor. O executivo afirma que, na ponta, o valor teve, no período, no máximo 20% de majoração.

“Com a pandemia e a crise econômica não há como o trabalhador absorver todo o aumento”, diz.

Insumo básico na casa de todo brasileiro, este aumento corrói ainda mais o poder de consumo do trabalhador, em especial o de baixa renda, que tem a maior fatia de seus rendimentos mensais comprometida com itens essenciais.

O quadro fica mais agravado em se tratando de trabalhadores do setor privado. Estes, em sua maioria, foram atingidos pela Medida Provisória de redução de jornada e salário. Pior, ainda, para aqueles que perderam seus empregos e os trabalhadores autônomos também atingidos pela crise provocada pela pandemia.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor