31 07 2020 13 38 53

Divididos em pequenos grupos e mantendo o distanciamento necessário em tempos de COVID19, os novos auditores receberam as boas-vindas do presidente do Sindifisco, José Antônio Farenzena

Uma pequena e rápida reunião de trabalho marcou a posse de 86 auditores fiscais na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) nesta quinta-feira (30/7) – um dos aprovados adiou a posse devido a questões burocráticas e três desistiram e serão substituídos pelos candidatos do cadastro reserva. Divididos em pequenos grupos e mantendo o distanciamento necessário em tempos de COVID19, os novos servidores públicos receberam as boas-vindas do secretário Paulo Eli, da secretária-adjunta Michele Roncalio, da diretora Lenai Michels (Administração Tributária) e do presidente do Sindifisco/SC, o auditor fiscal José Antônio Farenzena. Em respeito às normas sanitárias vigentes e aos decretos que proíbem a realização de eventos, não houve nenhum ato público e familiares não puderam acompanhar a programação. A confraternização será marcada para momento oportuno.

Os novos auditores fiscais já passaram pelo processo de escolha da lotação, distribuídas pela SEF nas dez gerências regionais do Estado. Agora, oficializada a posse, o grupo inicia o Curso de Formação, que deve ter pelo menos duas semanas de duração. Os profissionais também terão de participar de rodadas de capacitação aos fins de semana no decorrer do ano. “Este concurso foi um verdadeiro teste de resistência”, disse o presidente Farenzena ao parabenizar os novos fiscais.

Ao falar das responsabilidades e do papel de cada um no Fisco, o presidente ressaltou a importância de atrair novos investimentos e de fazer a roda da economia girar. Lembrou que o aumento da arrecadação tem impacto direto na implementação de políticas e serviços públicos a todos os catarinenses. E, ao fim, pediu aos novos colegas que priorizem o diálogo com o contribuinte. “Eu ainda tenho um grande sonho, que é fazer com que a sociedade entenda a importância de pagar tributos e não nos veja como simples cobradores de impostos, que na verdade existem para promover o bem comum. Se depender de nós, auditores fiscais, Santa Catarina vai bem!”, disse Farenzena.

Diretora de Administração Tributária, Lenai Michels se colocou à disposição dos novos colegas para a troca de ideias e pediu que todos tenham uma postura mais orientativa, característica que vem pautando o trabalho do Fisco.

Último a conversar com os novos auditores fiscais, o secretário Paulo Eli traçou um pequeno panorama do atual cenário das contas e da economia catarinense, que voltou a crescer em julho – os números preliminares indicam aumento de 13,2% na arrecadação em comparação a julho de 2019. Ao ressaltar que a Secretaria de Estado da Fazenda é exemplo de competência, o secretário antecipou que processos, equipes e gerências estão sendo remodeladas e que há um grande investimento tecnológico em andamento. “Hoje é um dia histórico para a Secretaria de Estado da Fazenda. A posse dos novos auditores fiscais vem num momento importante, para nos ajudar a melhorar o sistema de fiscalização e arrecadação estadual, o que impacta em mais recursos para aplicar em Saúde, Educação e Segurança”, disse o secretário ao desejar boas-vindas aos fiscais.

QUADRO – O último concurso para auditor fiscal foi há dez anos e o quadro estava defasado, com 338 profissionais na ativa e 162 cargos vagos. Outro número importante: há pelo menos 171 auditores aptos à aposentadoria. Somente no primeiro semestre deste ano, dez se aposentaram. O número de empresas por auditor fiscal aumentou cerca de 150% na última década – eram 322 mil empresas para 338 AFRE´s no início de julho. Com a posse dos 86 aprovados no concurso de 2018, essa relação entre o número de empresas e fiscais reduz em 20%, o que naturalmente tem impacto no desempenho de toda a categoria.

Entre os fiscais empossados nesta quinta-feira, a maior parte é de profissionais de Engenharia, TI e Direito. Os homens são 88%, 12% são mulheres e a maior parte (52%) tem entre 26 e 30 anos. A maioria dos novos fiscais é de SC, seguidos de SP e RJ, mas há pessoas de vários outros estados. As vagas estão divididas em três áreas: Auditoria e Fiscalização (60), Gestão Tributária (15) e Tecnologia da Informação (15).

31_07_2020_13_42_58 31_07_2020_13_39_38

31_07_2020_13_45_41 31_07_2020_13_45_23 31_07_2020_13_43_35 31_07_2020_13_42_34 31_07_2020_13_42_17

31_07_2020_13_46_00