Principal centro de empresas de tecnologia e de instituições financeiras da Europa, o Reino Unido busca ampliar parcerias econômicas e educacionais com Santa Catarina. Este é o objetivo da Cônsul-adjunta Britânica em São Paulo e diretora para Comércio e Investimentos do Reino Unido, Renata Ramalhosa (foto), que iniciou na segunda-feira, e continua nesta terça uma série de visitas a instituições e entidades em Florianópolis, acompanhada do Cônsul Honorário Britânico na Capital, Michael Delaney.

– Gostaríamos de fortalecer as relações com o Estado de Santa Catarina. Acredito que as áreas de tecnologia e educação são as que eu premiaria como prioritárias para comércio e investimentos – disse Renata Ramalhosa.

Na segunda, eles estiveram nas secretarias de Educação e de Turismo do Estado. Nesta terça, têm reuniões na Fiesc, Acate, Sapiens Parque e com o prefeito Gean Loureiro.

Internacionalização

Londres e outras regiões do Reino Unido têm sido cada vez mais procuradas por empresas brasileiras que decidem se internacionalizar. Conforme a cônsul Renata Ramalhosa, há quatro anos, havia 50 empresas brasileiras com unidades no Reino Unido. Agora, são 130, um crescimento de 160%. Segundo ela, isso resulta principalmente do trabalho da diplomacia britânica que tem colocado as vantagens de estrear no mercado global a partir do Reino Unido. Boa parte são empresas de tecnologia, startups, mas há também grandes empresas de outros setores. Um exemplo é a Natura, que adquiriu a britânica The Body Shop em setembro do ano passado.

Custo e acesso

Londres se coloca como opção competitiva para empresas por oferecer custos mais acessíveis – soft landing – do que no Vale do Silício (EUA), recursos financeiros porque a Tech City e a City (centro financeiro) são muito próximas, cultura diversificada e pouca burocracia. Uma empresa pode ser aberta em 30 minutos.

– O britânico gosta de experimentar serviços inovadores porque isso traz eficiência à sua vida – explica Renata Ramalhosa.

Empresas britânicas também têm interesses em negócios com empresas de SC.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti