img 0550 1

Sindifisco/SC foi representado pelos filiados Eduardo Lobo, Marcia Bortolanza e Elton Oliveira nos três dias de programação realizada em SP

Os três filiados do Sindifisco/SC que estiveram em São Paulo na última semana para acompanhar a 2ª edição do FIT – Fórum Internacional Tributário voltaram para casa com pelo menos uma certeza: somente um sistema tributário que reduza o atual sistema regressivo pode reduzir as desigualdades sociais no Brasil.

Durante três dias de programação, o diretor Eduardo Lobo (Relações Parlamentares e Institucionais), a conselheira fiscal Marcia Bortolanza e o representante Elton Oliveira (vice-presidente do Conselho de Representantes) se dividiram entre palestras e painéis para ouvir especialistas em tributação e economia de todo o mundo. O objetivo agora é compartilhar e aplicar todo o conhecimento no aprimoramento de políticas e ações no Fisco de Santa Catarina.

“Os painéis mostraram que há muitas similaridades nas estruturas tributárias dos países da América Latina. E os problemas também são parecidos, como a questão da regressividade dos impostos: há mais impostos indiretos do que diretos. É necessário reestruturar o sistema tributário brasileiro, simplificar e trabalhar a redistribuição de renda”, disse o diretor Eduardo Lobo, que também participou da 1ª edição do FIT, em 2018. “É preciso trabalhar ainda mais pela Reforma Tributária, com mudanças que realmente garantam mais justiça fiscal e social. O atual modelo, baseado nos impostos indiretos, faz com que a população de menor renda pague mais impostos”, complementou a conselheira fiscal Marcia Bortolanza.

Os auditores fiscais catarinenses destacaram ainda que o Sindifisco/SC já vem trabalhando para contribuir com a Reforma Tributária – a diretoria tem papel atuante nas discussões nacionais. É consenso que qualquer mudança depende também de vontade política. “Está claro que só vamos avançar nessas questões quando houver vontade política”, disse o vice-presidente do Conselho de Representantes do Sindifisco/SC, Elton Oliveira.

Baseado em tudo o que viu e ouviu nos três dias do Fórum, Oliveira fez uma importante reflexão sobre as desigualdades sociais reveladas pela pandemia da Covid-19. “Nós não podemos manter o sistema tributário regressivo e perpetuar as desigualdades. O modelo progressivo trará mais eficiência para as áreas social e econômica e colocará o Brasil no caminho do desenvolvimento, garantindo melhores condições de vida e justiça social”, disse Oliveira.

Acesse www.forumfit.org.br e confira os melhores momentos de toda a programação. O conteúdo também deve ser disponibilizado no YouTube pela Fenafisco, que contou com a parceria da Anfip e do Sinafresp na realização do FIT 2021.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDIFISCO/SC