7848fea3 3631 4b7f 8d02 931023291f92

União dos servidores públicos estaduais por ajustes aos projetos que tratam da Reforma da Previdência vem pautando reuniões frequentes da diretoria do Sindifisco/SC

5085d400-2526-42c1-a223-6e48b41dd6be

A necessidade de garantir ajustes aos textos que tratam da Reforma da Previdência vem pautando as reuniões da diretoria do Sindifisco/SC nos últimos dias. O objetivo das diferentes carreiras do funcionalismo é basicamente o mesmo: buscar o equilíbrio entre o interesse público e os direitos dos servidores públicos estaduais. A Reforma da Previdência deve ser votada no plenário da Assembleia Legislativa em 4 de agosto.

Na última sexta-feira (16/7), a conversa foi com dirigentes da Associação dos Funcionários do Tesouro do Estado de Santa Catarina (AFTESC), o presidente Carlos Roberto Maia e a vice-presidente Ana Maria Duarte. Em reunião com o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, os três discutiram questões polêmicas da proposta governamental, como a regra de transição e as novas normas para os casos de afastamento e/ou licença de servidores públicos. “Temos obtido o importante apoio de novos sindicatos e associações nesta jornada, o que fortalece o nosso entendimento de que alguns pontos podem ser flexibilizados na análise da Assembleia Legislativa”, avalia o presidente Farenzena.

c400baee-71ab-4cf7-a5c6-df7bc9a7a40d

Outra conversa importante ocorreu em 9 de julho com dirigentes do Sindicato dos Analistas da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (Sindifaz). O presidente Mário Luiz Pereira ressaltou que a categoria está disposta a unir esforços com o Sindifisco/SC, demais associações e sindicatos e intensificar contatos com os deputados estaduais para “aprimorar e corrigir injustiças presentes na proposta de Reforma da Previdência”. A avaliação dos analistas, compartilhada com o presidente Farenzena, é de que é importante atenuar alguns pontos críticos, que também incluem as regras para pagamento de pensão em caso de morte e o aumento da contribuição para inativos e pensionistas. “Estamos trabalhando arduamente na busca de ajustes aos projetos e o nosso objetivo é que se tenha consenso o quanto antes para vencer a pauta no Poder Legislativo e também no Executivo”, disse o presidente Farenzena que, nesta segunda-feira (19), participa de audiência pública na Alesc para tratar da Reforma da Previdência.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDIFISCO/SC