A Câmara dos Deputados tem hoje 155 parlamentares inclinados a votar pela aprovação da reforma da Previdência. Nesse grupo, 95 são francamente favoráveis ao texto enviado à Casa pelo presidente Jair Bolsonaro. Outros 60 manifestam apoio parcial à proposta (defendem grande parte da redação, mas têm restrições a alguns aspectos). O maior contingente continua sendo dos indefinidos (218 nomes). Os opositores da proposta somam 140 votos.

Os dados são do Termômetro da Previdência, um monitoramento on-line do nível de aceitação da proposta feito pela consultoria Atlas Político e publicado com exclusividade pelo Valor.

Atualizado diariamente, o Termômetro é alimentado a partir de informações coletadas diretamente pelo Atlas Político junto aos parlamentares, pela identificação de posicionamentos dos deputados no noticiário ou nas redes sociais e, ainda, por eventuais manifestações feitas voluntariamente à consultoria por parte dos próprios parlamentares.

Na estreia da ferramenta, ontem, era possível identificar 149 deputados com inclinação favorável à reforma – resultado de uma maratona de consultas feitas nas últimas semanas. Após o lançamento do Termômetro no site do Valor, foram identificados posicionamentos de parlamentares que apareciam com posição indefinida e houve casos de deputados que procuraram a consultoria para mudar a posição atribuída.

Para ser aprovada no plenário, a reforma da Previdência precisa de pelo menos 308 votos num universo de 513. Os 155 deputados que apoiam integralmente ou parcialmente o projeto, hoje, representam 50,3% do necessário. Aprovada na Câmara, a matéria segue para o Senado, onde também precisará de três quintos dos votos para aprovação.

 

Via Valor Econômico