193

História, homenagens e apresentação do novo portal da secretaria também fizeram parte da comemoração do aniversário da segunda instituição mais antiga do Estado de Santa Catarina
Uma volta ao passado e uma nova visão para o futuro. Assim ficou marcada a solenidade de comemoração dos 175 anos da Secretaria de Estado da Fazenda. Responsável pela arrecadação e aplicação dos recursos públicos estaduais, a SEF, segunda instituição mais antiga do Governo do Estado, atrás apenas da Polícia Militar,completou 175 anos de criação nesta quarta-feira, dia 21 de março.
O governador Raimundo Colombo e o secretário da Fazenda Nelson Serpa não puderam comparecer ao evento porque permaneceram em Brasília para tratar de assuntos de interesse do Estado, em compromissos e audiências públicas que trataram da alíquota de ICMS em operações interestaduais para produtos importados.
Em seu pronunciamento, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira ressaltou a trajetória e o desenvolvimento da Secretaria da Fazenda ao longo dos seus 175 anos de existência, elogiando a competência e modernidade da instituição, quehoje contribui para que Santa Catarinaseja referência no controle das contas públicas e na defesa de seu patrimônio.Tambémagradeceu aos servidores, ativos e inativos, ex-secretários e todos que contribuíram paraque o órgão hoje detenha um sistema informatizado e eficaz, que promove o controle e a transparência nas ações do Governo do Estado.
O secretário adjunto da Fazenda, Almir Gorges, destacou que, para a instituição manter a eficiência, é preciso que as empresas catarinenses se mantenham competitivas, que continue a capacidade de investimento do Estado em educação, saúde, infraestrutura e segurança pública e que sejam dadas oportunidades aos pequenos empresários, aos agricultores e aos pescadores. “E não posso deixar de agradecer aos funcionários ativos e inativos que ajudaram a construir esta história, com sua competência profissional e com o zelo no trato com os recursos públicos”, afirmou Gorges.
Novo portal, livro e exposição
Na solenidade foi apresentado o novo portal da Fazenda, concebido para facilitar o acesso dos cidadãos e contribuintes aos serviços prestados pela instituição. O novo site apresenta uma visão institucional por meio de informações, vídeos e fotografias, área completa de notícias com interação às redes sociais, além de relatórios e indicadores que proporcionam mais transparência aos atos da administração pública.
Outra atração no evento foi o lançamento do livro”Da Provedoria da Província à Secretaria de Estado da Fazenda”, comemorativo aos 175 anos da Secretaria e escrito pelo analista da receita Edson Murilo Prazeres. Prazeres passou os últimos dez coletando material, fotos e documentos antigos e, além de escrever o livro, conseguiu montar a exposição do memorial da instituição. A exposição “Secretaria de Estado da Fazenda – 175 anos de uma instituição” estará no hall de entrada do Centro Administrativo por duas semanas para visitação ao público.
Homenagens
Foram homenageados, durante a solenidade, cinco servidores com maior tempo de serviço na SEF e com maior idade, organizados entre as categorias que atuam na secretaria. Os ex-secretários da Fazenda de Santa Catarina também não foram esquecidos. Treze deles tiveram participação de destaque durante a solenidade, receberam como presente o livro em comemoração aos 175 anos da Fazenda e um pin confeccionado especialmente para a ocasião.
Fonte/Fotos: SECOM