dinheiro 71 21 3

Com a liberação do governador Carlos Moisés da Silva, as discussões salariais dos servidores de Santa Catarina recomeçam nos próximos dias. No entanto, os efeitos práticos dos reajustes a serem definidos vão ficar somente para 2022. Isso por conta da lei federal 173, que impede aumento de salários no serviço público, em todas as esferas, até o final de 2021. A imposição faz parte da ajuda concedida pela União aos Estados e municípios durante a pandemia.

A secretaria de Administração, comandada pelo secretário Jorge Eduardo Tasca, será a responsável pelos estudos e negociações. A primeira categoria a ser atendida será a da segurança pública. O setor reivindica há sete anos uma reposição inflacionária dos salários. Até antes da pandemia, havia um acordado encaminhado com a categoria, mas ele foi paralisado depois de março de 2020.

Depois da segurança será a vez da discussão com as demais áreas do governo. Até o final de 2021 o Executivo quer enviar os projetos para votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Assim, com aprovação neste ano, os efeitos serão a partir de 2022. Os salários podem não ter o efeito total dos valores acordo no ano que vem porque há chance de parcelamento das concessões de reajuste.

Via NSCTotal – Coluna Anderson Silva