collagemaker 20210401 153208785 1

A multinacional ArcelorMittal atualizou a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) sobre o status do projeto de expansão das operações em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina, referente à construção da nova linha de galvanização. No mês passado, foram concluídas a obra civil e a ampliação do pátio de matéria primal, operação que envolveu mais de 180 vagas temporárias.

 A retomada da obra de expansão foi autorizada recentemente pela direção mundial da companhia, que tem sede em Londres. O investimento, que terá custo total de US$ 350 milhões, tem como objetivo a instalação de uma nova linha de chapas de aço para uso principalmente na fabricação de automóveis. O próximo passo será a compra dos novos equipamentos, ainda no 1º semestre de 2021. A conclusão do projeto está prevista para 2023, conforme o cronograma inicial.

 “A Arcelor Mittal conta com Tratamento Tributário Diferenciado para expansão das atividades, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento na região, gerando mais empregos e fortalecendo a cadeia produtiva”, disse a diretora de Administração Tributária da SEF/SC, Lenai Michels.

 Nesta semana, o presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho, afirmou em entrevista ao Valor Econômico que, com essa expansão, a unidade de aço galvanizado Vega do Sul, como é conhecida, vai ampliar sua capacidade de produção para 2,2 milhões de toneladas por ano, em vários tipos de produtos. Atualmente, já existem no local duas linhas de produção desse material, aptas a ofertar 1,6 milhão de toneladas ao ano. O aço laminado é destinado aos mercados automotivo, eletrodoméstico, construção civil, tubos e de embalagens.

“Desde a concepção original, a nova linha teve sua tecnologia atualizada”, disse o executivo. O projeto prevê 600 mil toneladas ao ano de material laminado a frio, galvanizado e um produto chamado Magnelis, usado em painéis para gerar energia solar e em material da construção civil. Desde 2016, o Magnelis é fabricado pela ArcelorMittal na Europa.

 Inaugurada em 2004, a unidade de Vega do Sul, que se abastece com aço produzido em Serra (ES) pela ArcelorMittal Tubarão, já recebeu investimentos superiores a US$ 500 milhões, entre expansões, diversificação de produtos e atualização tecnológica.

Via SEF/SC