curso

Iniciado em agosto e com previsão de término no mês de fevereiro de 2021, o programa possui aulas teóricas e práticas sobre o funcionamento de sistemas de tributação, arrecadação e fiscalização

Os novos auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda já estão na ativa, conciliando trabalho e capacitação. Desde 10 de agosto, participam do Programa de Ambientação e Formação criado para acompanhá-los ao longo do primeiro ano de trabalho, preparando-os para o exercício das atividades do fisco. O projeto conta com o apoio do Sindifisco, que defende a capacitação do auditor fiscal para a melhoria permanente da instituição e do Estado.

A primeira das três fases do curso foi voltada à ambientação dos novos auditores fiscais. Durante duas semanas, reunidos entre 13h30min e 17h30min no Google Meet, os servidores tiveram um panorama geral do Fisco, com orientações, regras e um bate-papo com a secretária-adjunta Michele Roncálio e com a diretora de Administração Tributária (DIAT) da SEF, Lenai Michels, sobre as expectativas de trabalho. Presidente do Sindifisco/SC, José Antonio Farenzena, também participou da abertura do curso e falou um pouco sobre a importância do trabalho sindical.

O presidente lembrou dos momentos de bonança e dificuldades vividas pela categoria devido a questões políticas e crises econômicas, o que na prática tornou ainda mais importante o trabalho social do Fisco. “Precisamos ter sempre em mente que o resultado do nosso trabalho deve se converter em serviços essenciais e infraestrutura para os catarinenses. Nossa carreira é perene, tal qual o próprio Estado”, disse Farenzena na ocasião.

A segunda fase do curso iniciou em 24 de agosto e une as áreas de tecnologia da informação, tributação, arrecadação e fiscalização. Há ainda o treinamento e as aulas práticas, com saídas guiadas pelos gerentes das respectivas áreas e regionais (os 89 auditores fiscais estão lotados nas 15 gerências regionais e na Capital). Entre as aulas estão, por exemplo, as aplicações do SAT – Sistema de Administração Tributária, o funcionamento do PAF – Programa Aplicativo Fiscal e a NFC-e, que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica lançada recentemente pela SEF.

“Os 89 auditores fiscais que ingressaram na carreira são extremamente qualificados e têm uma excelente base teórica. A partir de agora, começam a aprender a utilizar sistemas, ferramentas e os processos do fisco, utilizando-se do conhecimento e vivência dos auditores instrutores e dos colegas de trabalho”, explica o auditor fiscal Júlio Narciso, que está à frente da segunda fase do curso que se encerra em 30 de outubro.

Entre novembro e fevereiro de 2021, ocorre a terceira e última fase da capacitação. Nesta etapa, haverá a divisão das turmas, com aulas voltadas para quem atua na fiscalização, na tecnologia e na tributação. Em equipes, os auditores fiscais terão de desenvolver projetos propondo a melhoria de áreas ou serviços da SEF, num processo que será conduzido pelo ex-secretário da Fazenda Renato Lacerda, que hoje atua no Tribunal de Administração Tributária (TAT).

Comissão – Uma comissão interna da Secretaria de Estado da Fazenda foi criada para definir e preparar o conteúdo, ministrado aos novos colegas em quase sua totalidade por auditores da própria instituição, em forma de painéis, palestras e seminários. A equipe é composta pelos auditores fiscais Fernanda Costa e Márcio Souza Andrade (coordenadores), Rogério Mello, Renato Lacerda, Maria Aparecida de Oliveira e Júlio Narciso, e pela servidora Dirce Maria Martinelo.

Tubarão Tubarão (4)

Tubarão (2)

Blumenau

Lages

Joaçaba3

Joaçaba 2

Florianópolis6

Florianópolis4

 

Assessoria de Comunicação do Sindifisco/SC