weg5g 10

Um dos estados com maior crescimento da produção industrial desde o início da pandemia, Santa Catarina registrou de maio a outubro crescimento acumulado de 52,4% no setor, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No mês de outubro, SC alcançou crescimento de 2,8% frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, sendo a terceira maior alta do país. Na comparação com outubro do ano passado, o estado liderou o crescimento em nível nacional, com alta de 7,6%. Mas no acumulado do ano, registra recuo de -7,8% e, em 12 meses, -6,8%.

Os dados do IBGE também mostram que a produção de SC, em outubro, superou em 6,1% o nível de produção pré-crise (do mês de fevereiro). Foi o segundo estado do Brasil nesse ranking, atrás do Amazonas, que alcançou 10,8% mais frente a fevereiro.

Segundo o IBGE, no mês de outubro frente ao mesmo período do ano passado, as maiores altas ocorreram nos setores de máquinas e equipamentos (35,5%), máquinas e materiais elétricos (29,5%), produtos de borracha e plástico (17,4%), têxteis (13%) e metalurgia (9,9%).

Também cresceram as produções de celulose e papel (6,7%), produtos de metal (6,0%), produtos de madeira (2,4%), minerais não metálicos (2,4%) e confecções (1,1%). As únicas quedas em outubro entre os setores pesquisados pelo IBGE em SC foram na produção de veículos e reboques (-10,3%) e alimentos (-4,5%).

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti