industriamadeireiramarcofaverodc 0

A produção industrial catarinense teve queda de 1,5% no mês de fevereiro em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal, informa pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira. Na comparação com fevereiro do ano passado, o setor registrou crescimento de 8,1%, no acumulado do ano cresceu 9,5% e nos últimos 12 meses, recuou 3,1%.

Segundo a pesquisa, a produção média nacional da indústria teve queda de 0,7% em fevereiro frente a janeiro, na série com ajustes. Dos 15 estados pesquisados, dez tiveram resultados negativos. Os maiores recuos foram no Ceará (-7,7%), Pará (-7,4%) e Bahia (-5,8%). SC teve o sexto pior resultado (-1,5%). As maiores altas, em Mato Grosso (7,3%) e Espírito Santo (4,6%).

Em Santa Catarina, a queda em fevereiro na série com ajustes ocorreu porque dois setores recuaram em relação ao mesmo mês do ano passado: alimentos (-14,3%) e minerais não metálicos, que inclui revestimentos cerâmicos e outros (-7,1%).

Os setores industriais que registraram crescimento de produção em fevereiro frente ao mesmo mês de 2020 foram máquinas e equipamentos (32,1%), metalurgia (23,2%), papel e celulose (17,9%), máquinas, equipamentos e materiais elétricos (15,7%), confecções (13,9%), têxteis (13,4%), produtos de metal (12,5%), borracha e plástico (11,3%) e produtos de madeira (9,5%).

Via NSCTotal – Coluna estela Benetti