whatsapp image 2021 06 03 at 14.19.35

Nesta quinta-feira, 3, o Sistema de Administração Tributária (SAT), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) completa 18 anos. Com mais de 1800 aplicações e constantemente atualizado para atender as demandas dos usuários e do Governo do Estado como um todo, o sistema é referência nacional de governo digital, facilitando a vida dos catarinenses.

O secretário da SEF/SC, Paulo Eli, e a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels, ressaltam o empenho dos profissionais que trabalham na equipe do SAT, entre auditores fiscais, analistas fazendários, servidores do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) e desenvolvedores contratados para o aprimoramento constante das inovações tecnológicas. “A ordem é inovar sempre. Apostamos na inovação disruptiva para quebrar paradigmas e avançar como modelo de excelência. O pioneirismo do SAT é exemplo para outros Estados do país”, disse Eli.

O gerente de Sistemas e Informações Tributárias (Gesit), Omar Afif Alemsan, agradeceu o comprometimento de todos os colegas e também o apoio incondicional da alta administração para que o SAT continue com o padrão crescente de qualidade na prestação de serviços aos cidadãos. “Desde o dia 3 de junho de 2003, quando foi desenvolvido o primeiro módulo de cadastro eletrônico de contribuintes, o SAT vem trabalhando para facilitar a gestão fiscal e financeira do Estado e o acesso dos cidadãos aos serviços de ordem tributária, diminuindo o caminho dos recursos públicos desde o fato gerador dos tributos até a entrada no erário estadual”, esclareceu Afif.

O SAT foi desenvolvido com a consultoria especializada do Centro Interamericano de Administração Tributária (CIAT). Por meio do sistema são coordenados outros subsistemas, entre os quais a conta corrente tributária, arrecadação, relações com os municípios e movimento econômico, Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs), contencioso administrativo tributário, comércio exterior, documentos fiscais eletrônicos, declarações, escrituração fiscal, automação comercial, fiscalização, cadastro de contribuintes, auditoria e malhas fiscais, controle de acesso, publicações e atendimento.

Via SEF/SC