Os embarques de grãos – soja e milho – cresceram 30% em julho no corredor de exportação do Porto de São Francisco do Sul no comparativo com o mesmo mês no ano passado. O salto foi de 512.784 toneladas para 666.033 toneladas. O balanço é importante na consolidação do porto público no segmento de exportação de soja no Brasil, ao qual detém 6% de participação nacional.

A superação dos resultados está relacionada diretamente ao início da operação do segundo shiploader – máquina utilizada para o carregamento de materiais sólidos a granel – no terminal, medida iniciada em 7 de junho de 2019. Naquele mês a alta na movimentação de cargas já era sentida, com 593.903 toneladas embarcadas frente a 522.878 um ano antes.

Na soma dos dois últimos meses o crescimento foi de mais de 20% no período, com 1,25 milhão de toneladas de grãos exportadas via Porto de São Francisco do Sul em junho e julho de 2019. Há um ano a quantia alcançada era de pouco mais de 1,03 milhão de toneladas no maior porto em movimentação de cargas em Santa Catarina.

Superação ambiental

Outra evolução recente alcançada pelo porto público foi o ganho de três posições no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), medido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). No levantamento, o Porto de São Francisco passou da 8ª para a 5ª posição nacional em qualidade ambiental nos complexos portuários do Brasil.

Via NSCTotal