A recomendação encaminhada nesta segunda-feira (8) pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) ao governo do Estado e às prefeituras para que façam a suspensão das atividades não essenciais por 14 dias usou informação publicada no jornal norte- americano New York Times (NYT). O relator, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, tomou sua decisão com base nos estudos feitos pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) do TCE. O relatório da DAE mencionou levantamento do NYT, que apontou que Santa Catarina é o pior Estado do país no número de casos a cada 100 mil habitantes, com base nos dados de 21 a 27 de fevereiro.

— Santa Catarina já foi referência na gestão da pandemia, quando em março de 2020 fechou boa parte dos serviços tomando medidas altamente restritivas — comentou o conselheiro, que considera incoerente a atual gestão da pandemia, diante da comparação de números.

No ano passado ocorreram 5,2 mil óbitos, e somente de janeiro a março de 2021 já são mais de 2 mil.

— Nos encontramos no pior momento da doença desde o início da pandemia, e com a curva pandêmica em aceleração, indicando que o cenário será ainda pior nos próximos dias. Paralelamente, temos medidas restritivas impostas muito mais brandas do que as empregadas em março de 2020 — acrescentou.

O governo do Estado defende o atual modelo de restrições mais rigorosas aos finais de semana. A estratégia governamental é criticada pela maioria dos epidemiologistas e pesquisadores, que afirmam a necessidade de parar as atividades não essenciais como forma de achatar a curva de contágio da Covid-19.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor