Fazenda retém 94 produtos comprados pela internet dos 900 vistoriados
A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina realizou ontem, em Joinville, a Operação Correios para intensificar a fiscalização sobre as compras realizadas pela internet. Das 8h30 às 12 horas, 12 auditores fiscais da Receita Estadual, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos, realizaram uma ação no Centro de Distribuição dos Correios para verificar se as mercadorias tinham documento fiscal.
O resultado da operação foi a retenção de 94 das 900 encomendas vistoriadas, que estavam em um caminhão vindo de São Paulo. Os produtos eram destinadas a compradores de Joinville e região – o Centro de Distribuição da cidade atende a Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Araquari, Garuva e Itapoá.
Entre as mercadorias retidas estavam duas caixas repletas de celulares, dois DVDs para carro, quatro notebooks, uma impressora, uma caixa de placas eletrônicas e outra com artigos de informática, uma caixa de produtos náuticos, uma caixa de brocas e artigos industriais de alta precisão, dois motores de alta potência para a indústria, uma caixa de rotor para motores, além de um equipamento de laser para análises médicas e 80 peças de implantes para coluna.

“As encomendas estavam sem nota fiscal ou com uma documentação que não correspondia aos produtos”, explica o gerente regional da Fazenda Estadual em Joinville, Olândio Hornburg. “Os produtos irregulares foram encaminhados à Secretaria da Fazenda em Florianópolis e, agora, vamos intimar os destinatários e remetentes para apresentarem os documentos.”

Para saber se as mercadorias compradas pela internet estão entre os produtos retidos, os consumidores podem verificar o www.correios.com.br ou ligar para 0800-7257282. Para poder retirar as mercadorias, o comprador deverá pagar 17% do preço (ICMS) mais multa de 100% correspondente ao valor do imposto. Caso a encomenda não seja reclamada em três meses, o produto passa a ser da Secretaria da Fazenda, que faz doações. “Em outra operação pretendemos fiscalizar também as remessas que saem de Joinville e região”, diz Hornburg.
Fonte: AN