Chamou a atenção dado divulgado pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda): 58% das cargas importadas dessa commoditie, no período de janeiro a maio, entraram no país pelo complexo portuário de São Francisco do Sul. Isso significa que o terminal do Norte de Santa Catarina detém o título de “Porto de Aço” do Brasil.

O presidente do instituto, Carlos Loureiro, informou à Agência Reuters, que até maio entraram pelo porto de SC 1,2 milhão de toneladas, 58% dos 2 milhões de toneladas comprados pelo país no exterior. Somente no mês de maio, São Francisco movimentou 61% das importações da matéria-prima feitas pelo país, somando 266 mil toneladas vindas da China em forma de bobinas.

De acordo com o presidente do porto, Vladimir Fey, a estrutura portuária foi preparada nos últimos tempos para dar mais fluidez à movimentação de produtos como o aço, aumentando a competitividade do terminal. Um dos investimentos foi para facilitar a pesagem de caminhões e dar maior rapidez à movimentação de cargas.

O cliente principal do terminal é a siderúrgica ArcelorMittal Vega, com unidade próxima ao porto, atendida por ferrovia. A multinacional franco-indiana tem comprado mais aço para atender a demanda do mercado interno e também tem em andamento uma expansão bilionária. Está investindo US$ 350 milhões (o equivalente a R$ 1,8 bilhão), que será concluído no segundo semestre de 2023.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti