Foi surpresa o tom realista do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na reunião do Confaz, ontem em Brasília. Segundo o secretário da Fazenda de SC, Antonio Gavazzoni, o ministro alertou para uma iminente crise econômica e acionou um sinal de alerta para a economia nacional durante todo o ano.

– O ministro e sua equipe foram acessíveis, mas o recado não foi dos melhores. Ainda assim estamos confiantes em relação à economia no Estado. Confiamos nos nossos empreendedores e estamos vendo a economia mundial crescer muito mais do que no último ano – avaliou Antonio Gavazzoni.

Cobranças à União

O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, aproveitou a reunião do Confaz para cobrar temas prioritários às finanças do Estado. Ele reivindicou do Governo Federal a regulamentação do novo indexador da dívida dos Estados com a União e a quitação de repasses atrasados da Lei Kandir, que chegam a R$ 45 milhões. Conforme os cálculos da Fazenda, a mudança no indexador poderá gerar economia de R$ 120 milhões por ano ao Estado. Apesar dessa decisão já estar aprovada, não houve boa vontade do ministro em anunciar sua adoção.

 

via DC – Blog Estela Benetti