jaragua do sul anuncio de mais de r 110 milhoes em investimentos para o vale do itapocu 20190812 1713528038

A passagem do governador Carlos Moisés em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira, 12, foi marcada pelo anúncio de investimentos para a região do Vale do Itapocu. No total, serão destinados mais de R$ 110 milhões para a Infraestrutura e Defesa Civil, incluindo o reinício das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, a contenção do trecho que deslizou na SC-108, em Guaramirim, a liberação de financiamento para a melhoria da malha viária de Jaraguá do Sul e a compra de um radar meteorológico que cobrirá todo o Norte Catarinense.

Moisés frisou que os investimentos anunciados só são possíveis porque o Estado tem feito esforços para concentrar recursos nas áreas essenciais, já que ainda está impedido de fazer financianentos. “O governo tem feito seu papel. Não vamos ficar chorando por causa do passado. Todos os dias estamos buscando formas de trabalhar melhor e gastando menos, aprimorando nossos processos, revisando contratos. Precisamos encarar o dinheiro público com respeito, porque ele vem do bolso dos catarinenses”, afirmou.

Do pacote anunciado, a obra mais complexa é a retomada da duplicação da BR-280, que ainda tem um investimento previsto de mais de R$ 100 milhões para a execução e outros R$ 3 milhões para a supervisão. “Há um direcionamento nosso para investir justamente nas obras que vão ter impacto maior para o desenvolvimento dos municípios, como é o caso da BR-280”, relara Moisés.

O reinício dos trabalhos é parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura rodoviária em Santa Catarina.

“Nossa equipe já deve chamar amanhã (terça-feira) as empresas executora e supervisora para definir um plano de ataque, isto é, por onde a obra será retomada”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler.

Contenção e recuperação da SC-108

sc 108 km 35 guaramirim guaramirim 20190812 1590832421Outra obra vital para a região é a recuperação da SC-108, em Guaramirim. A rodovia liga o município a Massaranduba e também é uma importante ligação de Blumenau com o Norte Catarinense. O governador precisou buscar os recursos no Ministério do Desenvolvimento Regional, já que a Secretaria Nacional da Defesa Civil não tinha disponibilidade.

Agora, a obra já foi licitada pela Defesa Civil de Santa Catarina. Serão investidos R$ 2,155 milhões para a elaboração do projeto e a execução do trabalho.

“A Defesa Civil fez um laudo geológico. Com ele, foi possível buscar recurso por meio de um plano de trabalho, enviado para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Ele foi aprovado, feito empenho e a Defesa Civil realizou um processo licitatório e a empresa contratada fará o projeto e a execução”, afirma João Batista Cordeiro Júnior, chefe da Defesa Civil catarinense.

Antes do anúncio do investimento na recuperação da via, o governador optou por ir até o local do deslizamento, acompanhado de técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, além de lideranças locais, para compreender o trabalho que precisará ser executado.

Mais segurança para a região com novo radar meteorológico

A Defesa Civil anunciou a abertura de licitação para a aquisição de um radar para melhorar a leitura meteorológica de todo o Norte Catarinense. O investimento previsto para a compra é de até R$ 5,5 milhões. De acordo com chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, o equipamento fará registros em um raio de até 100 quilômetros.

“Esse radar irá proteger a região do Litoral Norte de Santa Catarina. Uma população com 1 milhão e meio de habitantes com o melhor serviço de monitoramento e os alertas mais precisos. Já tínhamos uma cobertura nessa região, mas devido a serra de Curitiba, o microclima não era bem atendido. Com o novo radar, o serviço será aprimorado”, explica o chefe da Defesa Civil.

Via Governo do Estado de SC