A mediana das projeções dos economistas do mercado para a inflação oficial em 2018 saiu de 4,17% para 4,16%, conforme a pesquisa semanal Focus, do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira.

Para 2019, a expectativa para o avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também teve um leve corte, de 4,12% para 4,11%. Para os próximos 12 meses, a estimativa passou de 3,70% para 3,75% de alta.

Entre os economistas que mais acertam as previsões, os chamados Top 5, de médio prazo, a mediana para a inflação também caiu, de 4,17% para 4,14% em 2018 e 4,20% para 4,17% em 2019.

Na sexta-feira passada, os ministérios da Fazenda e do Planejamento publicaram o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do governo federal para 2019 mantendo como premissa um IPCA de 4,25% no ano que vem.

Atividade

A mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia em 2018 voltou a mostrar recuo, agora de 1,47% para 1,44%. No caso de 2019, a expectativa seguiu em 2,50% de avanço pela 10ª semana seguida.

Na sexta-feira passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que mostrou um crescimento de 0,2% da economia brasileira no período em comparação aos três primeiros meses do ano, feitos os ajustes sazonais. O resultado ficou acima da média apurada pelo Valor Data junto a 22 consultorias e instituições financeiras, que apontava para alta de 0,1% do PIB no período. O dado que chamou mais atenção, no entanto, foi a revisão do desempenho do primeiro trimestre, de um crescimento de 0,4% para um modesto 0,1%.

A projeção atual do governo federal para a expansão da economia brasileira em 2018 é de 1,6%, após o corte publicado no relatório de receitas e despesas referente ao terceiro bimestre, divulgado em 20 de julho. Antes disso, a previsão era de um crescimento de 2,5%,

Ainda na sexta-feira, os ministérios da Fazenda e do Planejamento publicaram o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do governo federal para 2019 mantendo como premissa o crescimento de 2,50% no ano que vem.

Selic

As medianas das estimativas para a taxa básica de juros não sofreram alterações entre os economistas em geral: ficaram em 6,50% no fim deste ano, pela 15ª semana consecutiva, e 8% no próximo calendário, patamar em que já está há 34 semanas agora.

Entre os Top 5 de médio prazo, o ponto-médio para a Selic manteve-se em 6,50% no encerramento de 2018, pela 15ª semana seguida, e em 7,75% para 2019, mantendo o leve ajuste para cima da semana anterior.

Via Valor Econômico