cleversonsiewertnsc bd03

Dia antes do anúncio oficial dos primeiros nomes do seu secretariado, previsto para às 9h desta segunda-feira, o governador eleito Jorginho Mello confirmou para a coluna que o engenheiro Cleverson Siewert, de Joinville, ex-secretário da Fazenda e ex-presidente da Celesc, será novamente o titular da mais poderosa pasta do governo do Estado.

– O Cleverson é um dos executivos mais competentes em economia e finanças e é da minha confiança – disse Jorginho Mello.

Siewert foi secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina no período de 25 de março de 2010 a 31 de dezembro daquele mesmo ano, na gestão do governador Leonel Pavan, que assumiu com a saída do governador Luiz Henrique para concorrer ao Senado. Depois, no governo de Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, presidiu a Celesc por quase oito anos, deixando o comando da estatal de energia no final de 2018.

Em 2019, foi para a iniciativa privada, quando assumiu como CEO do Ascensus Group, de Joinville, controlado pelo empresário Vandelei Palhano. A empresa atua nos setores de comércio internacional, imobiliário (Real State) e energia, faturava cerca de R$ 1,8 bihão em 2018 e este ano deve fechar com R$ 5,7 bilhões. Mas ainda durante 2019, Cleverson foi um dos indicados para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no governo de Jair Bolsonaro.

A escolha do engenheiro joinvilense explica boa parte do silêncio em torno da indicação da pasta, sem consultas e busca de informações na secretaria até o momento. É que ele ingressou na Fazenda ainda no governo de Luiz Henrique, e atuou em diversas diretorias, até chegar a secretário. Era um dos três jovens que trabalhavam na área econômica do governo e que na época foram chamados de “Menudos” numa comparação com grupo musical latino. Os outros eram Alexandre Fernandes e Antonio Gavazzoni.

Como novo titular da pasta, terá o desafio de administrar receita menor do que o esperado em função do corte de alíquotas de ICMS ao mesmo tempo que buscará recursos para o cumprimento de promessas do novo governador, em especial o investimento em eduação nas universidades da Acafe, em mais formação técnica e na área de infraestrturua.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti