pro gestao rpps

Tanto do ponto de vista financeiro quanto atuarial, o Iprev ainda apresenta grandes desafios a serem superados para que possa garantir, com sustentabilidade, a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes.

Com base nesse desafio é que o Iprev está reorganizando sua gestão e estrutura para aderir ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, intitulado como “Pró-Gestão RPPS”.

Essa certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos ao Instituto. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, ajuda a organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

O IPREV começou o ano de 2021 realizando um plano estratégico, definindo metas e prazos para a implantação das ações correspondentes ao respectivo nível de aderência ao Pró-Gestão RPPS. “Nossa primeira etapa foi reorganizar nossa casa – afirmou o Presidente do Iprev, Marcelo Panosso – e para atingir resultados diferentes, selecionamos pessoas distintas para ingressar ao nosso quadro gestor. Temos plena ciência de que os gestores anteriores deram sua parcela de contribuição, o qual somos muito gratos, mas oportunizar a outros servidores o desafio de gerir e agregar outras ideias e conhecimento, faz parte do amadurecimento da organização e do final e início de um novo ciclo. Nossa proposta para o ano de 2021 é seguir os parâmetros para que possamos nos enquadrar no nível ‘IV’ de excelência da certificação Pró-Gestão RPPS”.

Além da nova composição de diretores e gerentes, o IPREV em parceria com a ENA elabora o curso de capacitação e qualificação de seus gestores, e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalho. As ações que fazem parte do escopo do Pró-Gestão RPPS qualificarão o gestor para o cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento exigidos pelo Ministério da Previdência Social, contribuindo também para a obtenção e manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, mas ao mesmo tempo permitirão que ele possa ir além das exigências de regulação e supervisão.

O ano se inicia visando o respeito ao esforço contributivo realizado pelos segurados e pelo ente federativo, tendo como meta a garantia futura do pagamento dos benefícios previdenciários com sustentabilidade e em observância aos princípios do equilíbrio financeiro e atuarial e da eficiência e economicidade na utilização dos recursos públicos.

Assessoria de Comunicação do Iprev