A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na última semana de outubro apresentou variação de 0,43%, valor 0,06 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 5,38%, no ano e, 6,84%, nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados hoje, dia 3, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).

Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição para o recuo da taxa do índice partiu do grupo alimentação (0,57% para 0,49%). Nesta classe de despesa, vale destacar o comportamento do item laticínios, cuja taxa passou de 0,30% para -0,31%.

Também apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: transportes (0,28% para 0,16%); habitação (0,52% para 0,48%); educação, Leitura e Recreação (0,19% para 0,09%); e comunicação (0,61% para 0,32%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: tarifa de ônibus urbano (0,28% para 0,04%), tarifa de eletricidade residencial (0,54% para 0,18%), passagem aérea (-4,60% para -9,51%) e tarifa de telefone móvel (1,20% para 0,71%), respectivamente.

Em contrapartida, os grupos vestuário (0,80% para 0,99%), despesas diversas (0,19% para 0,25%) e saúde e cuidados pessoais (0,59% para 0,61%) apresentaram aceleração em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, os destaques partiram dos itens: roupas (0,62% para 0,90%), alimentos para animais domésticos (0,39% para 0,72%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,63% para 0,83%), respectivamente.

Via FGV/Ibre